Categorias, Conteúdos, Estilos de Aprendizagem
Categorias, Conteúdos, Estilos de Aprendizagem
Sandra Cruz, Luís Carvalho, Madalena Cunha & João Duarte, 2017
| V | F |
Categorias básicas das atividades de aprendizagem |
1. A aprendizagem formal desenvolve-se em instituições de ensino e formação, conduzindo à aquisição dos diplomas e das qualificações. | | |
2. A aprendizagem não formal decorre de ações desenvolvidas no exterior dos sistemas formais, (trabalho, na comunidade, na vida associativa, etc.) e não contempla necessariamente à certificação. | | |
3. A Aprendizagem informal não é intencional e ocorre em situações não estruturadas. | | |
Conteúdos da aprendizagem |
4. Os conteúdos conceptuais incluem definições, conceitos e princípios. | | |
5. Os conteúdos procedimentais compreendem as capacidades para aprender a aprender e implementação de ações orientadas para uma meta. | | |
6. Os conteúdos atitudinais incluem atitudes, valores e comportamento. | | |
6.1 A dimensão cognitiva incorpora conhecimentos e crenças e a ideia de como é a melhor forma de se comportar. | | |
6.2 A dimensão afectiva integra sentimentos e preferências – são os valores e a forma como assimilados. | | |
6.3 A dimensão de conduta contempla ações e intenções e representam as regras e os padrões de conduta. | | |
Estilos de aprendizagem |
7. Experiência concreta (Ativo) – deriva mais da experiência | | |
8. Observação reflexiva (Reflexivo) – deriva da reflexão | | |
9. Conceção abstrata (Teórico) – deriva mais da compreensão intelectual | | |
10. Experiência ativa (Pragmático) – deriva mais da participação em tarefas e do estudo em grupo | | |