Categorias, Conteúdos, Estilos de Aprendizagem

Categorias, Conteúdos, Estilos de Aprendizagem

Sandra Cruz, Luís Carvalho, Madalena Cunha & João Duarte, 2017

VF
Categorias básicas das atividades de aprendizagem
1. A aprendizagem formal desenvolve-se em instituições de ensino e formação, conduzindo à aquisição dos diplomas e das qualificações.
2. A aprendizagem não formal decorre de ações desenvolvidas no exterior dos sistemas formais, (trabalho, na comunidade, na vida associativa, etc.) e não contempla necessariamente à certificação.
3. A Aprendizagem informal não é intencional e ocorre em situações não estruturadas.
Conteúdos da aprendizagem
4. Os conteúdos conceptuais incluem definições, conceitos e princípios.
5. Os conteúdos procedimentais compreendem as capacidades para aprender a aprender e implementação de ações orientadas para uma meta.
6. Os conteúdos atitudinais incluem atitudes, valores e comportamento.
6.1 A dimensão cognitiva incorpora conhecimentos e crenças e a ideia de como é a melhor forma de se comportar.
6.2 A dimensão afectiva integra sentimentos e preferências – são os valores e a forma como assimilados.
6.3 A dimensão de conduta contempla ações e intenções e representam as regras e os padrões de conduta.
Estilos de aprendizagem
7. Experiência concreta (Ativo) – deriva mais da experiência
8. Observação reflexiva (Reflexivo) – deriva da reflexão
9. Conceção abstrata (Teórico) – deriva mais da compreensão intelectual
10. Experiência ativa (Pragmático) – deriva mais da participação em tarefas e do estudo em grupo