Programa de Intervenção Formativa SuperES

Objetivos

i) Implementar o Programa SuperES de intervenção formativa de modo a capacitar 95% dos assistentes para a adequada supervisão pedagógica.
ii) Melhorar a literacia da didática pedagógica e as boas práticas de supervisão pedagógica dos assistentes do IPV.

Metodologia

A implementação do Programa de intervenção formativa Programa SuperES, concretiza-se pelo desenvolvimento de intervenções formativas que possibilitem minorar a lacuna de conhecimentos sobre a didática pedagógica em competências de supervisão pedagógica dos assistentes. A abordagem central do Programa insere-se numa perspetiva do desenvolvimento de competências, enquanto processo que visa capacitar os assistentes de modo a que sejam capazes de agir melhorando as suas práticas. Será operacionalizado através da realização de uma investigação-acção.
O grupo alvo é constituído por 5438 participantes (5025 estudantes e 413 professores), das 5 Unidades Orgânicas do IPV. A amostra será de cerca de 210 assistentes/professores equiparados e 900 estudantes. Identificadas as necessidades de formação, implementar-se-á o programa de intervenção formativa para a promoção das práticas pedagógicas de supervisão, de modo a capacitar o grupo alvo. A metodologia assenta numa pesquisa experimental com dois grupos: o experimental constituído por 20% da população que receberá formação e o grupo controlo.
Identificadas as necessidades de formação (atividade A1), implementar-se-á um programa de intervenção formativa para vista à promoção das competências de supervisão pedagógica, de modo a capacitar o grupo alvo. Tendo por base esta linha de investigação, pretendemos que a intervenção seja orientada essencialmente para a área da didática pedagógica, o que possibilitará o desenvolvimento das competências e consequentes mudanças nos comportamentos e atitudes com benefícios nas práticas de supervisão pedagógica.

Outputs / Resultados

Programa de intervenção formativa para aumentar os conhecimentos da didática de supervisão pedagógica com impacto nas competências e práticas pedagógicas de supervisão.