Temas do Congresso

Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI

A educação está em processo de mudança contínua e, como em diferentes períodos, enfrenta desafios à sua organização, renovação e universalidade, face às transformações e necessidades sociais e à produção científica.

O tema central deste congresso é a supervisão pedagógica. A melhoria da qualidade do ensino exige que se analise o papel dos professores na formação académica e produção de conhecimento. O efeito positivo da revisão de práticas de supervisão pedagógica, na promoção do sucesso, na prevenção do insucesso e na diminuição do abandono escolares, tem conduzido a um entendimento desta estratégia como eficaz no aumento do bem-estar, no progresso da aprendizagem dos alunos, assim como, da didática académica.

Neste enquadramento, o desenvolvimento de competências pedagógicas assume-se como prioridade para dar continuidade à capacitação dos docentes e das escolas a fim de adotarem uma estratégia de permanente reflexividade sobre sua ação profissional e de formação, que, efetivamente, se traduza na mudança e melhoria do processo ensino/aprendizagem e na diminuição das desigualdades no percurso dos estudantes.

Com o intuito de contribuir para a valorização da profissão docente e para a implantação de redes locais, nacionais e internacionais de investigação-ação sobre supervisão pedagógica, a equipa de investigação SuperES propõe-se organizar este congresso internacional.

O programa proposto compila algumas das áreas de pesquisa em educação e supervisão pedagógica, com painéis compostos por diferentes investigadores, tendo em consideração a importância da transmissão de conhecimentos, práticas e experiências individuais e colectivas sobre estas matérias.

Os trabalhos que serão expostos no momento destinado à apresentação de comunicação livres e pósteres, deverão enquadrar-se nas seguintes temáticas:

  1. Abandono Escolar;
  2. Alumni e Sucesso Académico/Escolar;
  3. Associativismo e Sucesso Académico/Escolar;
  4. Educação, Didática e Práticas Educativas;
  5. Estudante Internacional e Sucesso Académico/Escolar;
  6. Internacionalização do Ensino Superior;
  7. Interioridade e o Abandono Escolar;
  8. Papel do Mentoring e do Percepting no processo de aprendizagem dos estudantes;
  9. Políticas Educativas de promoção do sucesso académico e de combate ao abandono e insucesso escolares;
  10. Práticas de supervisão pedagógica nas diferentes áreas de formação;
  11. Programas de Mobilidade e Sucesso Académico/Escolar;
  12. Realidades pedagógicas e educacionais em universidades nacionais e internacionais;
  13. Sucesso e Insucesso Académico;
  14. Supervisão Clínica em Enfermagem/Saúde;
  15. Supervisão em Educação;
  16. Outros Contextos Educacionais e Formativos.