Competências Genéricas e Específicas do Supervisor (CGES)

Competências Genéricas e Específicas do Supervisor (CGES)

Madalena Cunha, Sandra Cruz, Luís Menezes & Carlos Albuquerque, 2017

São Competências Genéricas do Supervisor:Discordo muito
1
Discordo
2
Não Concordo / Nem Discordo
3
Concordo
4
Concordo muito
5
1. Aplicar/promover os princípios educacionais que promovem a aprendizagem
2. Estruturar sessões de supervisão
3. Promover a ética na prática
4. Promover competências em trabalhar com a “diferença”
5. Ajudar o formando a gerir emoções em contacto com situações críticas
6. Apoiar ações e respostas do supervisado com o propósito de diminuir o stresse e manter emoções adequadas às situações
7. Detectar situações de isolamento ou de sofrimento psicológico com potencial negativo para a personalidade ou para a aprendizagem
8. Selecionar o grau de intervenção respeitando o princípio da autonomização e responsabilização crescentes
9. Demonstrar empatia, paciência, compreensão e disponibilidade para dialogar
10. Apoiar o desenvolvimento de um espírito crítico como forma de promover a melhoria contínua
11. Adaptar a supervisão ao contexto organizacional e de governação educacional e administrativa
12. Utilizar diferentes métodos de forma a proporcionar feedback preciso e construtivo
13. Ser capaz de avaliar o nível de competências do supervisado
14. Diagnosticar o nível de competências do supervisado
São Competências Específicas do Supervisor
15. Ajudar o supervisado a adquirir e desenvolver competências profissionais específicas (interligação teoria/prática)
16. Incorporar a observação direta na supervisão (ex: coworking)
17. Conduzir supervisão em grupo (supervisados aprendem uns com os outros)
18. Desenvolver supervisão pedagógica em contextos/modelos específicos
19. Assegurar a Supervisão da gestão de casos
20. Implementar Supervisão de intervenções
São Meta-competências do Supervisor
21. Efetuar as adaptações necessárias de forma a rentabilizar o potencial do supervisado para aprender
22. Ter mente aberta para aprender
23. Desempenhar um trabalho de cativar e estar com o supervisado
24. Proporcionar feedback sem ser crítico