Core de Competências Profissionais do Supervisor (CoreCPS)
Madalena Cunha & Carlos Albuquerque, 2017
Ser competente na relação supervisiva implica possuir … | Discordo muito 1 | Discordo 2 | Não Concordo / Nem Discordo 3 | Concordo 4 | Concordo muito 5 |
Core de Fatores Pessoais | |||||
1. Respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão | |||||
2. Ser honesto | |||||
3. Ser justo | |||||
4. Segurança | |||||
5. Confiança | |||||
6. Respeito pela Pessoa /Identidade do supervisado | |||||
7. Respeito pelos Valores do supervisado | |||||
8. Respeito pelo Nível / estádio de formação do supervisado | |||||
9. Capaz de agir consistentemente de uma forma efetiva e apropriada. | |||||
Core de Fatores Interpessoais | |||||
10. Boas Relações Interpessoais | |||||
11. Controlo Emocional | |||||
12. Facilitar as interações interpares | |||||
13. Promover a Auto eficácia/auto estima e regulação | |||||
14. Promover uma identidade positiva para si, facilitando o processo de afirmação | |||||
Core de Factores Comunicacionais | |||||
15. Manter uma comunicação verbal e não vernal eficaz | |||||
16. Capacidade de prestar atenção e saber escutar | |||||
17. Capacidade de compreender | |||||
18. Manifestar uma atitude de resposta adequada | |||||
19. Capacidade de interrogar | |||||
Core de Factores de Desempenho | |||||
20. Refletir o pensamento crítico, o ajuizar e a tomada de decisão de acordo com os standards, guidelines da profissão | |||||
21. Ter uma Prática sustentada em evidência Conceptuais/Teóricos/Empíricas | |||||
22. Ser um praticante reflexivo e pró – ativo | |||||
23. Evidências científicas | |||||
24. Modelos Teóricos | |||||
25. Apelar para o aprofundamento do domínio da linguagem profissional, com base em patamares progressivos de domínio científico e relacional | |||||
26. Assumir-se como “modelo” | |||||
27. Promover o desenvolvimento da Identidade profissional (adequação à profissão) | |||||
28. Facilitar a colegialidade/socialização à profissão | |||||
29. Ajudar o formando a definir o seu quadro de valores, com respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão |