Core de Competências Profissionais do Supervisor (CoreCPS)
Core de Competências Profissionais do Supervisor (CoreCPS)
Madalena Cunha & Carlos Albuquerque, 2017
Ser competente na relação supervisiva implica possuir … | Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo muito5 |
Core de Fatores Pessoais |
1. Respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão | | | | | |
2. Ser honesto | | | | | |
3. Ser justo | | | | | |
4. Segurança | | | | | |
5. Confiança | | | | | |
6. Respeito pela Pessoa /Identidade do supervisado | | | | | |
7. Respeito pelos Valores do supervisado | | | | | |
8. Respeito pelo Nível / estádio de formação do supervisado | | | | | |
9. Capaz de agir consistentemente de uma forma efetiva e apropriada. | | | | | |
Core de Fatores Interpessoais |
10. Boas Relações Interpessoais | | | | | |
11. Controlo Emocional | | | | | |
12. Facilitar as interações interpares | | | | | |
13. Promover a Auto eficácia/auto estima e regulação | | | | | |
14. Promover uma identidade positiva para si, facilitando o processo de afirmação | | | | | |
Core de Factores Comunicacionais |
15. Manter uma comunicação verbal e não vernal eficaz | | | | | |
16. Capacidade de prestar atenção e saber escutar | | | | | |
17. Capacidade de compreender | | | | | |
18. Manifestar uma atitude de resposta adequada | | | | | |
19. Capacidade de interrogar | | | | | |
Core de Factores de Desempenho |
20. Refletir o pensamento crítico, o ajuizar e a tomada de decisão de acordo com os standards, guidelines da profissão | | | | | |
21. Ter uma Prática sustentada em evidência Conceptuais/Teóricos/Empíricas | | | | | |
22. Ser um praticante reflexivo e pró – ativo | | | | | |
23. Evidências científicas | | | | | |
24. Modelos Teóricos | | | | | |
25. Apelar para o aprofundamento do domínio da linguagem profissional, com base em patamares progressivos de domínio científico e relacional | | | | | |
26. Assumir-se como “modelo” | | | | | |
27. Promover o desenvolvimento da Identidade profissional (adequação à profissão) | | | | | |
28. Facilitar a colegialidade/socialização à profissão | | | | | |
29. Ajudar o formando a definir o seu quadro de valores, com respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão | | | | | |