Core de Competências Profissionais do Supervisor (CoreCPS)

Core de Competências Profissionais do Supervisor (CoreCPS)

Madalena Cunha & Carlos Albuquerque, 2017

Ser competente na relação supervisiva implica possuir …Discordo muito
1
Discordo
2
Não Concordo / Nem Discordo
3
Concordo
4
Concordo muito
5
Core de Fatores Pessoais
1. Respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão
2. Ser honesto
3. Ser justo
4. Segurança
5. Confiança
6. Respeito pela Pessoa /Identidade do supervisado
7. Respeito pelos Valores do supervisado
8. Respeito pelo Nível / estádio de formação do supervisado
9. Capaz de agir consistentemente de uma forma efetiva e apropriada.
Core de Fatores Interpessoais
10. Boas Relações Interpessoais
11. Controlo Emocional
12. Facilitar as interações interpares
13. Promover a Auto eficácia/auto estima e regulação
14. Promover uma identidade positiva para si, facilitando o processo de afirmação
Core de Factores Comunicacionais
15. Manter uma comunicação verbal e não vernal eficaz
16. Capacidade de prestar atenção e saber escutar
17. Capacidade de compreender
18. Manifestar uma atitude de resposta adequada
19. Capacidade de interrogar
Core de Factores de Desempenho
20. Refletir o pensamento crítico, o ajuizar e a tomada de decisão de acordo com os standards, guidelines da profissão
21. Ter uma Prática sustentada em evidência Conceptuais/Teóricos/Empíricas
22. Ser um praticante reflexivo e pró – ativo
23. Evidências científicas
24. Modelos Teóricos
25. Apelar para o aprofundamento do domínio da linguagem profissional, com base em patamares progressivos de domínio científico e relacional
26. Assumir-se como “modelo”
27. Promover o desenvolvimento da Identidade profissional (adequação à profissão)
28. Facilitar a colegialidade/socialização à profissão
29. Ajudar o formando a definir o seu quadro de valores, com respeito pela matriz ética e deontológica prevista para a profissão