Supervisão Pedagógica

Supervisão Pedagógica

Sandra Cruz, Madalena Cunha, Luís Menezes & Carlos Albuquerque, 2017

VF
1. O processo de Ensino-Aprendizagem, na sua qualidade e na forma como se dá resposta às necessidades dos formandos e se atingem os objetivos previstos, tornando o processo mais atrativo e facilitador para o estudante, para que no fim este seja autónomo, criativo e emancipado
2. Um mapa, uma estrutura para descrever para onde vamos, como vamos e que recursos podemos utilizar no percurso de ação
3. Um modelo pode ser entendido como uma matriz explicativa, detentora de um corpo organizado e articulado de conceitos ou ideias, com o intuito de orientar o pensamento, proporcionar leituras de fenómenos e constituir uma referência para a ação
4. Um processo de habilitação que proporciona oportunidades para o crescimento pessoal e profissional
5. Um elemento de controlo de qualidade crucial, sendo essencial no desenvolvimento de standards
6. O processo de supervisão não envolve penalidades, mas oportunidades para desenvolvimento
7. Uma interação desenvolvida entre duas ou mais pessoas para assegurar a qualidade dos serviços dentro de um ambiente de apoio e segurança, fundamentada numa contínua análise crítica e reflexiva das atividades
8. Um processo com focus na prática profissional reflexiva de apoio ao desenvolvimento de standards
9. Uma estratégia didática que promove a potencialização da performance individual e o
desenvolvimento do supervisado
10. Um processo dinâmico e formal de apoio profissional e de acompanhamento que permite desenvolver conhecimentos e competências, assumir responsabilidades pelo próprio desempenho profissional e proteger os utilizadores de situações profissionais complexas
11. Um processo dinâmico, interpessoal e formal de suporte acompanhamento e desenvolvimento de competências profissionais, através da reflexão, ajuda, orientação e monitorização, tendo em vista a qualidade dos cuidados dos serviços, a proteção e segurança dos utentes e o aumento da satisfação pessoal
12. Um pré-requisito essencial para serviços de qualidade
13. Entendida como uma visão aprofundada, reflexiva e que subentende um sentido auto crítico do contexto de aprendizagem
14. Pensada como uma ação de monitorização sistemática da prática pedagógica, sobretudo através de procedimentos de reflexão e de experimentação
A supervisão é um mecanismo que visa …
15. Estimular o desenvolvimento de competências pessoais da perícia e a aquisição de competências profissionais
16. Incentivar a auto – avaliação
17. Promover a responsabilidade profissional
18. Desenvolver as capacidades analíticas e reflexivas
19. Promover a inovação e as boas práticas
20. Promover as ações dos formandos e da organização que se centram no bem comum
21. Apoiar e dar suporte a formando e profissionais
22. Salvaguardar padrões de conduta
23. Assegurar a proteção e segurança do cliente e um elevado nível de qualidade nos serviços
24. Proporcionar tempo para analisar e refletir sobre questões de natureza profissional e incidentes críticos
25. Reduzir a carga e os sentimentos de stresse e de burnout e aumentar a satisfação pessoal
26. Promover a qualidade e a segurança dos cuidados / serviços de saúde