Fatores que interferem com a aprendizagem
Sandra Cruz, Madalena Cunha, Ernestina Silva, Rosa Martins, Daniel Silva & Suzana André, 2017
Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo Muito5 | |
1. Incentivar a autonomia e o processo de responsabilização do formando no processo de aprendizagem; | |||||
2. Promover a independência progressiva; | |||||
3. Enfatizar os objetivos da aprendizagem instruindo o formando de como utilizar adequadamente as estratégias de aprendizagem em função dos mesmos; | |||||
4. Acompanhamento adequado, com docentes ou tutores detentores de formação em supervisão e didática e com conhecimento do contexto da formação; | |||||
5. Incentivar formas de reflexão deliberada sobre as experiências assistenciais e pessoais dos formandos; | |||||
6. Reconhecer, apoiar e divulgar “boas práticas”; | |||||
7. Alternar a aprendizagem prática com momentos de formação e recomposição teórica; | |||||
8. Facilitar a integração na equipa de trabalho em contexto real, trabalhando em simultâneo as componentes reflexiva, crítica e ética; | |||||
9. Utilizar instituições /empresas /serviços com qualidade adequada para proporcionar boas experiências de aprendizagem aos formandos; | |||||
10. Legitimar a influência das dimensões psicológicas na aprendizagem dos formandos; | |||||
11. Reconhecer a importância da motivação na qualidade das estratégias que o formando utiliza para aprender; | |||||
12. Proporcionar à equipa informação suficiente sobre o nível de formação dos estudantes e envolvê-la na integração destes. |