Fatores que interferem com a aprendizagem

Fatores que interferem com a aprendizagem

Sandra Cruz, Madalena Cunha, Ernestina Silva, Rosa Martins, Daniel Silva & Suzana André, 2017

Discordo muito
1
Discordo
2
Não Concordo / Nem Discordo
3
Concordo
4
Concordo Muito
5
1. Incentivar a autonomia e o processo de responsabilização do formando no processo de aprendizagem;
2. Promover a independência progressiva;
3. Enfatizar os objetivos da aprendizagem instruindo o formando de como utilizar adequadamente as estratégias de aprendizagem em função dos mesmos;
4. Acompanhamento adequado, com docentes ou tutores detentores de formação em supervisão e didática e com conhecimento do contexto da formação;
5. Incentivar formas de reflexão deliberada sobre as experiências assistenciais e pessoais dos formandos;
6. Reconhecer, apoiar e divulgar “boas práticas”;
7. Alternar a aprendizagem prática com momentos de formação e recomposição
teórica;
8. Facilitar a integração na equipa de trabalho em contexto real, trabalhando em simultâneo as componentes reflexiva, crítica e ética;
9. Utilizar instituições /empresas /serviços com qualidade adequada para proporcionar boas experiências de aprendizagem aos formandos;
10. Legitimar a influência das dimensões psicológicas na aprendizagem dos formandos;
11. Reconhecer a importância da motivação na qualidade das estratégias que o formando
utiliza para aprender;
12. Proporcionar à equipa informação suficiente sobre o nível de formação dos estudantes e envolvê-la na integração destes.