Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica
Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica
Sandra Cruz, Madalena Cunha, Margarida Reis-Santos & Francisco Barragan, 2017
Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica | Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo muito5 |
Incentivar o contacto entre a instituição e o estudante |
1. Importante para a motivação do estudante e o seu envolvimento / compromisso | | | | | |
2. Promove a reflexão dos estudantes sobre os seus próprios valores e planos futuros, dado o contacto que têm com os outros estudantes | | | | | |
3. Promove a vinculação do estudante à comunidade escolar | | | | | |
Incentivar a cooperação entre os estudantes |
4. Aumenta o envolvimento do estudante na aprendizagem | | | | | |
5. Aumenta a compreensão do estudante e a sua profundidade de análise das situações | | | | | |
6. Fomentar uma aprendizagem que enfatize a colaboração, a cooperação e o suporte entre os estudantes | | | | | |
Promover a aprendizagem ativa / significativa |
7. Aumenta a assimilação, a acomodação e o processo de equilíbrio e nivelação do conhecimento através da discussão/reflexão e até da escrita dos estudantes sobre o que aprendem | | | | | |
8. Fornecer feedback atempadamente: Os estudantes necessitam de feedback, em tempo útil, acerca da sua performance de forma a otimizarem a sua aprendizagem | | | | | |
9. Proporcionar oportunidades para executarem e receberem sugestões de melhoria | | | | | |
10. Promover a reflexão do que aprenderam, do que necessitam de aprender e de se autoavaliarem | | | | | |
Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica |
11. Enfatizar o ‘time on task’ | | | | | |
12. TEMPO + ENERGIA = APRENDIZAGEM | | | | | |
13. Facilitar ajuda aos estudantes para uma aprendizagem efetiva | | | | | |
14. Alocar um tempo realista e adequado às tarefas que os estudantes têm que desenvolver | | | | | |
15. Consciencializar que pessoas diferentes aprendem com ritmos e de forma diferente | | | | | |
16. Respeitar o(s) talento(s) e as diferentes formas de aprendizagem | | | | | |
17. Considerar diferentes caminhos para orientar a aprendizagem | | | | | |
18. Dar oportunidade aos estudantes para mostrarem os seus talentos | | | | | |
19. Comunicar expectativas elevadas | | | | | |
20. Esperar e querer mais | | | | | |
21. Colocar a fasquia elevada | | | | | |
22. Colocar desafios que sejam coerentes e que conduzam a compromissos adequados | | | | | |
23. Disponibilizar recursos | | | | | |
24. Respeitar a propriedade intelectual | | | | | |