Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica
Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica
Sandra Cruz, Madalena Cunha, Margarida Reis-Santos & Francisco Barragan, 2017
| Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica | Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo muito5 |
| Incentivar o contacto entre a instituição e o estudante |
| 1. Importante para a motivação do estudante e o seu envolvimento / compromisso | | | | | |
| 2. Promove a reflexão dos estudantes sobre os seus próprios valores e planos futuros, dado o contacto que têm com os outros estudantes | | | | | |
| 3. Promove a vinculação do estudante à comunidade escolar | | | | | |
| Incentivar a cooperação entre os estudantes |
| 4. Aumenta o envolvimento do estudante na aprendizagem | | | | | |
| 5. Aumenta a compreensão do estudante e a sua profundidade de análise das situações | | | | | |
| 6. Fomentar uma aprendizagem que enfatize a colaboração, a cooperação e o suporte entre os estudantes | | | | | |
| Promover a aprendizagem ativa / significativa |
| 7. Aumenta a assimilação, a acomodação e o processo de equilíbrio e nivelação do conhecimento através da discussão/reflexão e até da escrita dos estudantes sobre o que aprendem | | | | | |
| 8. Fornecer feedback atempadamente: Os estudantes necessitam de feedback, em tempo útil, acerca da sua performance de forma a otimizarem a sua aprendizagem | | | | | |
| 9. Proporcionar oportunidades para executarem e receberem sugestões de melhoria | | | | | |
| 10. Promover a reflexão do que aprenderam, do que necessitam de aprender e de se autoavaliarem | | | | | |
| Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica |
| 11. Enfatizar o ‘time on task’ | | | | | |
| 12. TEMPO + ENERGIA = APRENDIZAGEM | | | | | |
| 13. Facilitar ajuda aos estudantes para uma aprendizagem efetiva | | | | | |
| 14. Alocar um tempo realista e adequado às tarefas que os estudantes têm que desenvolver | | | | | |
| 15. Consciencializar que pessoas diferentes aprendem com ritmos e de forma diferente | | | | | |
| 16. Respeitar o(s) talento(s) e as diferentes formas de aprendizagem | | | | | |
| 17. Considerar diferentes caminhos para orientar a aprendizagem | | | | | |
| 18. Dar oportunidade aos estudantes para mostrarem os seus talentos | | | | | |
| 19. Comunicar expectativas elevadas | | | | | |
| 20. Esperar e querer mais | | | | | |
| 21. Colocar a fasquia elevada | | | | | |
| 22. Colocar desafios que sejam coerentes e que conduzam a compromissos adequados | | | | | |
| 23. Disponibilizar recursos | | | | | |
| 24. Respeitar a propriedade intelectual | | | | | |