Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica

Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica

Sandra Cruz, Madalena Cunha, Margarida Reis-Santos & Francisco Barragan, 2017

Dinâmicas de Sucesso na Supervisão PedagógicaDiscordo muito
1
Discordo
2
Não Concordo / Nem Discordo
3
Concordo
4
Concordo muito
5
Incentivar o contacto entre a instituição e o estudante
1. Importante para a motivação do estudante e o seu envolvimento / compromisso
2. Promove a reflexão dos estudantes sobre os seus próprios valores e planos futuros, dado o contacto que têm com os outros estudantes
3. Promove a vinculação do estudante à comunidade escolar
Incentivar a cooperação entre os estudantes
4. Aumenta o envolvimento do estudante na aprendizagem
5. Aumenta a compreensão do estudante e a sua profundidade de análise das situações
6. Fomentar uma aprendizagem que enfatize a colaboração, a cooperação e o suporte entre os estudantes
Promover a aprendizagem ativa / significativa
7. Aumenta a assimilação, a acomodação e o processo de equilíbrio e nivelação do conhecimento através da discussão/reflexão e até da escrita dos estudantes sobre o que aprendem
8. Fornecer feedback atempadamente: Os estudantes necessitam de feedback, em tempo útil, acerca da sua performance de forma a otimizarem a sua aprendizagem
9. Proporcionar oportunidades para executarem e receberem sugestões de melhoria
10. Promover a reflexão do que aprenderam, do que necessitam de aprender e de se autoavaliarem
Dinâmicas de Sucesso na Supervisão Pedagógica
11. Enfatizar o ‘time on task’
12. TEMPO + ENERGIA = APRENDIZAGEM
13. Facilitar ajuda aos estudantes para uma aprendizagem efetiva
14. Alocar um tempo realista e adequado às tarefas que os estudantes têm que desenvolver
15. Consciencializar que pessoas diferentes aprendem com ritmos e de forma diferente
16. Respeitar o(s) talento(s) e as diferentes formas de aprendizagem
17. Considerar diferentes caminhos para orientar a aprendizagem
18. Dar oportunidade aos estudantes para mostrarem os seus talentos
19. Comunicar expectativas elevadas
20. Esperar e querer mais
21. Colocar a fasquia elevada
22. Colocar desafios que sejam coerentes e que conduzam a compromissos adequados
23. Disponibilizar recursos
24. Respeitar a propriedade intelectual