Manual Multidisciplinar | Dinâmicas de Sucesso no Ensino Superior

Objetivo

Elaborar Guidelines prescritivas de suporte às recomendações e orientações de boas práticas de promoção das competências de supervisão pedagógica.

Metodologia

Partindo deste pressuposto, as guidelines irão ser dirigidas ao público-alvo: assistentes e estudantes e para a sua consecução a equipa do projeto Supervisão e Mentorado no Ensino Superior (SuperES) pretende realizar uma revisão das atuais recomendações nacionais e internacionais.
A elaboração do Manual Multidisciplinar – Dinâmicas de Sucesso no Ensino Superior orientador das práticas de supervisão pedagógica justifica-se pela necessidade de:
i) definir e divulgar recomendações baseadas em evidências, sobre o desenvolvimento das competências de supervisão pedagógica;
ii) definir intervenções formativas estruturadas, promotoras das competências de supervisão pedagógica;
iii) definir estratégias que permitam intervir eficazmente no processo de aprendizagem favorecedor do sucesso académico;
O Manual será desenhado numa perspetiva de integrar capítulos estruturantes da didática da supervisão pedagógica, tais como: Modelos Inovadores de Supervisão Pedagógica; Estilos de Aprendizagem e Pensamento crítico/reflexão; Processos de Supervisão Pedagógica como estratégia de formação; Comunicação em supervisão; Autonomia, tomada de decisão e resolução de conflitos; Relação supervisor – supervisado; Intervenções promotoras de mentoring e de perceptoring; Dimensões ético-deontológicas em supervisão pedagógica.
Prevê-se ainda a incorporação de capítulos a desenvolver por peritos convidados.

Outputs / Resultados

Manual Multidisciplinar – Dinâmicas de Sucesso no Ensino Superior.
As recomendações expressas nas guidelines assentarão na pedagogia da conscientização e serão construídas numa lógica de articulação com a didática de supervisão pedagógica. A sua estrutura dinâmica e sequencial, apresentará um fluxograma de decisão que servirá de ponte entre a evidência científica e as boas práticas promotoras de competências de supervisão pedagógica.
Pretende-se que os assistentes escolares tenham acesso ao manual, que através de orientações técnicas vá de encontro às suas necessidades e guiem a intervenção formativa com ganhos em competências de supervisão pedagógica.