Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI
A educação está em processo de mudança contínua e, como em diferentes períodos, enfrenta desafios à sua organização, renovação e universalidade, face às transformações e necessidades sociais e à produção científica.
O tema central deste congresso é a supervisão pedagógica. A melhoria da qualidade do ensino exige que se analise o papel dos professores na formação académica e produção de conhecimento. O efeito positivo da revisão de práticas de supervisão pedagógica, na promoção do sucesso, na prevenção do insucesso e na diminuição do abandono escolares, tem conduzido a um entendimento desta estratégia como eficaz no aumento do bem-estar, no progresso da aprendizagem dos alunos, assim como, da didática académica.
Neste enquadramento, o desenvolvimento de competências pedagógicas assume-se como prioridade para dar continuidade à capacitação dos docentes e das escolas a fim de adotarem uma estratégia de permanente reflexividade sobre sua ação profissional e de formação, que, efetivamente, se traduza na mudança e melhoria do processo ensino/aprendizagem e na diminuição das desigualdades no percurso dos estudantes.
Com o intuito de contribuir para a valorização da profissão docente e para a implantação de redes locais, nacionais e internacionais de investigação-ação sobre supervisão pedagógica, a equipa de investigação SuperES propõe-se organizar este congresso internacional.
O programa proposto compila algumas das áreas de pesquisa em educação e supervisão pedagógica, com painéis compostos por diferentes investigadores, tendo em consideração a importância da transmissão de conhecimentos, práticas e experiências individuais e colectivas sobre estas matérias.
Os trabalhos que serão expostos no momento destinado à apresentação de comunicação livres e pósteres, deverão enquadrar-se nas seguintes temáticas:
- Abandono Escolar;
- Alumni e Sucesso Académico/Escolar;
- Associativismo e Sucesso Académico/Escolar;
- Educação, Didática e Práticas Educativas;
- Estudante Internacional e Sucesso Académico/Escolar;
- Internacionalização do Ensino Superior;
- Interioridade e o Abandono Escolar;
- Papel do Mentoring e do Percepting no processo de aprendizagem dos estudantes;
- Políticas Educativas de promoção do sucesso académico e de combate ao abandono e insucesso escolares;
- Práticas de supervisão pedagógica nas diferentes áreas de formação;
- Programas de Mobilidade e Sucesso Académico/Escolar;
- Realidades pedagógicas e educacionais em universidades nacionais e internacionais;
- Sucesso e Insucesso Académico;
- Supervisão Clínica em Enfermagem/Saúde;
- Supervisão em Educação;
- Outros Contextos Educacionais e Formativos.