Volta ao conhecimento

Indicação da tipologia/tema/área/setor

Porque é que isto é ciência?

Porque é que isto se faz aqui?

Com quem e para quem se faz isto?

Tipologia: Projeto Investigação
Tema: Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES)
Área: Ciências da Vida e da saúde
Setor: ESSV-IPV
O SuperES, promove o desenvolvimento de competências de supervisão pedagógica com foco nos docentes e estudantes. Após levantamento das necessidades, tratamento estatístico de dados e formação, visa aumentar as competências dos assistentes do IPV. São divulgados e publicados os resultados em reuniões e revistas científicas.Partindo do referencial inerente às mais-valias do mentoring e consciente do arrojado desafio de reduzir a taxa de abandono de 12% estimada para o IPV, o SuperES, pretende, com a sua implementação, dar corpo à promoção de competências e melhoria das boas práticas de supervisão pedagógica potenciadoras da diminuição do insucesso/abandono escolar.
Os Estudantes avaliam o professor e estudante mentor.
Quem – Investigadores das 5 Unidades Orgânicas do IPV e Parceiros da ESEnfPorto e da Universidade La Rioja, Espanha.
Para quem – Assistentes do IPV que, partindo de um levantamento de necessidades de formação sobre competências de supervisão pedagógica, irão participar num programa promotor da literacia da didática pedagógica e subsequentemente os Estudantes do IPV, com os quais aqueles contactam.

Veja no site da Volta ao Conhecimento