Competências Genéricas e Específicas do Supervisor (CGES)
Competências Genéricas e Específicas do Supervisor (CGES)
Madalena Cunha, Sandra Cruz, Luís Menezes & Carlos Albuquerque, 2017
São Competências Genéricas do Supervisor: | Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo Muito5 |
1. Aplicar/promover os princípios educacionais que promovem a aprendizagem | | | | | |
2. Estruturar sessões de supervisão | | | | | |
3. Promover a ética na prática | | | | | |
4. Promover competências em trabalhar com a “diferença” | | | | | |
5. Ajudar o formando a gerir emoções em contacto com situações críticas | | | | | |
6. Apoiar ações e respostas do supervisado com o propósito de diminuir o stresse e manter emoções adequadas às situações | | | | | |
7. Detectar situações de isolamento ou de sofrimento psicológico com potencial negativo para a personalidade ou para a aprendizagem | | | | | |
8. Selecionar o grau de intervenção respeitando o princípio da autonomização e responsabilização crescentes | | | | | |
9. Demonstrar empatia, paciência, compreensão e disponibilidade para dialogar | | | | | |
10. Apoiar o desenvolvimento de um espírito crítico como forma de promover a melhoria contínua | | | | | |
11. Adaptar a supervisão ao contexto organizacional e de governação educacional e administrativa | | | | | |
12. Utilizar diferentes métodos de forma a proporcionar feedback preciso e construtivo | | | | | |
13. Ser capaz de avaliar o nível de competências do supervisado | | | | | |
14. Diagnosticar o nível de competências do supervisado | | | | | |
São Competências Específicas do Supervisor: |
15. Ajudar o supervisado a adquirir e desenvolver competências profissionais específicas (interligação teoria/prática) | | | | | |
16. Incorporar a observação direta na supervisão (ex: coworking) | | | | | |
17. Conduzir supervisão em grupo (supervisados aprendem uns com os outros) | | | | | |
18. Desenvolver supervisão pedagógica em contextos/modelos específicos | | | | | |
19. Assegurar a Supervisão da gestão de casos | | | | | |
20. Implementar Supervisão de intervenções | | | | | |
São Meta-competências do Supervisor: |
21. Efetuar as adaptações necessárias de forma a rentabilizar o potencial do supervisado para aprender | | | | | |
22. Ter mente aberta para aprender | | | | | |
23. Desempenhar um trabalho de cativar e estar com o supervisado | | | | | |
24. Proporcionar feedback sem ser crítico | | | | | |