São Competências do Estudante Mentor … | Discordo muito1 | Discordo2 | Não Concordo / Nem Discordo3 | Concordo4 | Concordo Muito5 |
Competências com foco na Pessoa |
1. Dar apoio/Suporte humano, pedagógico/académico/social aos Mentorandos. | | | | | |
2. Facilitar a integração do Estudante no curso, na escola, no IPV. | | | | | |
3. Aconselhar. | | | | | |
4. Modelar (ser 1 modelo). | | | | | |
5. Partilhar experiências importantes com os Mentorandos. | | | | | |
6. Incentivar o relacionamento interpessoal com outros colegas do curso. | | | | | |
7. Detetar estudantes talentosos/empreendedores, e consequentemente com a sua concordância, apoiar a sua visibilidade. | | | | | |
8. Referenciar os estudantes em situações de risco para a saúde e ou social. | | | | | |
Competências com foco na dimensão académica (Escola /IPV) |
9. Informar acerca da Escola e do IPV: localização de salas de aula, salas de estudo, laboratórios, gabinetes e outros serviços dos Serviços Centrais do IPV. | | | | | |
10. Guiar uma visita à Escola e aos Serviços Centrais do IPV. | | | | | |
11. Divulgar meios/recursos/entidades de apoio ao Estudante do IPV, Provedor, Gabinete de Apoio ao Estudante, Associação de Estudantes, etc. | | | | | |
12. Incentivar a prática de atividades disponíveis na Escola / IPV Tunas, etc. | | | | | |
13. Informar sobre o âmbito das atividades de Mentorado e atividades de Praxe. | | | | | |
Competências com foco na dimensão social |
14. Auxiliar os Mentorandos a tratar de questões como bolsas de estudo, residência (caso dos alunos deslocados), entre outras. | | | | | |
15. Organizar encontros diferentes e originais, por exemplo em cafés/pastelarias ou passeios pela cidade. | | | | | |
16. Minorar as dificuldades de adaptação, na transição do Ensino Secundário para o Superior. | | | | | |
17. Facilitar a integração dos estudantes deslocados, oriundos de outros pontos do país e do estrangeiro. | | | | | |
18. Promover uma cultura de inclusão promotora de bem-estar pessoal/social nas dimensões individual e coletiva. | | | | | |
19. Divulgar e promover a cultura portuguesa. | | | | | |
Competências com foco na dimensão pedagógica |
20. Aconselhar acerca dos materiais de estudo mais adequados, locais de compra, entre outras questões mais específicas sobre o funcionamento das unidades curriculares. | | | | | |
21. Ajudar na gestão de tempo e no planeamento da época de avaliação. | | | | | |
22. Sensibilizar para as dificuldades que poderão existir na transição do ensino secundário para o ensino superior, como o aumento da carga horária, o ritmo de trabalho, a potencial média inferior à do Secundário, entre outros. | | | | | |
23. Contribuir para o sucesso académico dos novos estudantes. | | | | | |
24. Contribuir para a diminuição do abandono escolar. | | | | | |
25. Estar disponível para participar ativamente e de forma regular nas atividades de apoio aos Mentorandos. | | | | | |
26. Implementar Follow-up sistemático do desenvolvimento das atividades de Mentorado. | | | | | |
27. Partilhar / divulgar estratégias de sucesso com outros estudantes Mentores. | | | | | |
Além das competências anteriormente descritas, identifique por ordem de importância outras características consideradas por si, como pertinentes para o adequado perfil do estudante mentor: |
1ª |
2ª |
3ª |