Competências do Estudante Mentor (CEM27)

Competências do Estudante Mentor (CEM27)

Madalena Cunha, 2017

São Competências do Estudante Mentor …Discordo muito
1
Discordo
2
Não Concordo / Nem Discordo
3
Concordo
4
Concordo Muito
5
Competências com foco na Pessoa
1. Dar apoio/Suporte humano, pedagógico/académico/social aos Mentorandos.
2. Facilitar a integração do Estudante no curso, na escola, no IPV.
3. Aconselhar.
4. Modelar (ser 1 modelo).
5. Partilhar experiências importantes com os Mentorandos.
6. Incentivar o relacionamento interpessoal com outros colegas do curso.
7. Detetar estudantes talentosos/empreendedores, e consequentemente com a sua concordância, apoiar a sua visibilidade.
8. Referenciar os estudantes em situações de risco para a saúde e ou social.
Competências com foco na dimensão académica (Escola /IPV)
9. Informar acerca da Escola e do IPV: localização de salas de aula, salas de estudo, laboratórios, gabinetes e outros serviços dos Serviços Centrais do IPV.
10. Guiar uma visita à Escola e aos Serviços Centrais do IPV.
11. Divulgar meios/recursos/entidades de apoio ao Estudante do IPV, Provedor, Gabinete de Apoio ao Estudante, Associação de Estudantes, etc.
12. Incentivar a prática de atividades disponíveis na Escola / IPV Tunas, etc.
13. Informar sobre o âmbito das atividades de Mentorado e atividades de Praxe.
Competências com foco na dimensão social
14. Auxiliar os Mentorandos a tratar de questões como bolsas de estudo, residência (caso dos alunos deslocados), entre outras.
15. Organizar encontros diferentes e originais, por exemplo em cafés/pastelarias ou passeios pela cidade.
16. Minorar as dificuldades de adaptação, na transição do Ensino Secundário para o Superior.
17. Facilitar a integração dos estudantes deslocados, oriundos de outros pontos do país e do estrangeiro.
18. Promover uma cultura de inclusão promotora de bem-estar pessoal/social nas dimensões individual e coletiva.
19. Divulgar e promover a cultura portuguesa.
Competências com foco na dimensão pedagógica
20. Aconselhar acerca dos materiais de estudo mais adequados, locais de compra, entre outras questões mais específicas sobre o funcionamento das unidades curriculares.
21. Ajudar na gestão de tempo e no planeamento da época de avaliação.
22. Sensibilizar para as dificuldades que poderão existir na transição do ensino secundário para o ensino superior, como o aumento da carga horária, o ritmo de trabalho, a potencial média inferior à do Secundário, entre outros.
23. Contribuir para o sucesso académico dos novos estudantes.
24. Contribuir para a diminuição do abandono escolar.
25. Estar disponível para participar ativamente e de forma regular nas atividades de apoio aos Mentorandos.
26. Implementar Follow-up sistemático do desenvolvimento das atividades de Mentorado.
27. Partilhar / divulgar estratégias de sucesso com outros estudantes Mentores.
Além das competências anteriormente descritas, identifique por ordem de importância outras características consideradas por si, como pertinentes para o adequado perfil do estudante mentor: