Bem-vindo a Viseu e à ESSV!

No dia 15 de junho de 2018, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, acolhe o Congresso Internacional Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI.
É com enorme prazer que a equipa de investigação do projeto “Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES)” convida professores, estudantes, investigadores bem como, todas as pessoas interessadas no tema a estarem presentes neste evento científico.
A realização deste congresso tem como principal desígnio promover mais um momento de partilha de conhecimentos e reflexões sobre práticas de supervisão pedagógica, incentivar o debate académico e público em torno de novas perspetivas teórico-práticas para aprimorar as práticas pedagógicas nas Instituições de Ensino Superior e promover o sucesso académico dos estudantes.

A Investigadora Responsável pelo projeto SuperES,
Madalena Cunha, PhD
CI&DETS, ESSV | IPV


Identificação do Projeto

Projeto: Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES)
Referência: PROJ/CI&DETS/CGD/0005
Duração: 24 meses
Início: 01 de janeiro de 2017
Investigador Responsável: Maria Madalena Jesus Cunha Nunes

Equipa do Projeto

Apresentação

O projeto intitulado Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES), pretende promover o desenvolvimento de competências de supervisão pedagógica com foco na díade docentes – estudantes. Visa aumentar as competências dos assistentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), potenciando desta forma um ensino ainda de maior qualidade e transversalidade. Partindo do referencial inerente às mais-valias do mentoring e de perceptoring e consciente do desafio de reduzir a taxa de abandono de 12% estimada para o IPV, a equipa do projeto SuperES, pretende, com a sua implementação, dar corpo à promoção de competências de supervisão pedagógica potenciadoras da diminuição do insucesso e abandono escolar. Os benificiários diretos serão os assistentes do IPV que, partindo do levantamento de necessidades de formação na área das competências de supervisão pedagógica, irão usufruir de um programa de intervenção promotor da literacia da didática pedagógica, e subsequentemente os Estudantes do IPV, com os quais aqueles contactam. As relações com os Parceiros serão potenciadoras de sinergias, de conhecimento científico capazes de reduzir a lacuna de conhecimentos e melhorar as boas práticas pedagógicas inerentes à supervisão das aprendizagens.
Na consecução do projeto utilizar-se-ão metodologias de formação ativa, com implementação de 17 atividades sequenciais com destaque para a monitorização e avaliação das competências de supervisão pedagógica, enquanto eixos estruturantes para a consolidação do projeto e das ações em função dos resultados encontrados. Segue-se:
(i) a construção, implementação e avaliação de 1 programa de intervenção formativa, Programa SuperES, dirigido aos assistentes, com avaliação do seu impacto;
(ii)construção de uma plataforma informática/website – Didática & Supervisão Escolar: Caixa Geral de Ajudas de apoio formativo; e
(iii) criação de uma ferramenta de auto-monitorização de competências pedagógicas “Supervisão +”.
O programa modelo de intervenção formativo SuperES, será suportado numa investigação-ação, assumindo com os participantes um co-caminho que visa implementar/testar ferramentas de formação e pesquisa para minorar a lacuna de conhecimentos sobre o processo de supervisão pedagógica. O grupo alvo é constituído por 5438 participantes (5025 estudantes e 413 professores), das 5 Unidades Orgânicas do IPV. A amostra será de cerca de 210 assistentes/professores equiparados e 900 estudantes. A metodologia assenta numa pesquisa experimental com dois grupos: o experimental constituído por 20% da população que receberá formação e o grupo controlo.
Os estudantes serão participantes ativos, pronunciando-se sobre as mais-valias da existência do Mentor do Estudante. Para monitorizar a eficácia do programa, aplicar-se-á em dois momentos (um antes e outro após a implementação),um protocolo de questionários numa metodologia face-to-face centrado nos destinatários do projeto bem como nas atividades a promover pelos parceiros.