Atividade N.º 21 | Participação, com comunicações científicas, em eventos loco regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados do projeto

Responsável Interno pela Coordenação
António Madureira
Equipa
Carlos Pereira, Ana Andrade, Amadeu Gonçalves, António Madureira, Carla Cruz, Carlos Albuquerque, Cláudia Chaves, Daniel Silva, Emília Coutinho, Ernestina Silva, João Duarte, José Costa, Lídia Cabral, Manuela Ferreira, Conceição Martins, Graça Aparício, Isabel Bica, Madalena Cunha, Odete Amaral, Olivério Ribeiro, Paula Nelas, Rosa Martins, Susana André, Sofia Campos

Objetivos

1.Partilhar experiências de profissionais ligados à Educação e à Saúde tornando mais eficaz a promoção da saúde mental, da qualidade de vida e da igualdade de género, no contexto escolar.
2. Promover a participação ativa dos profissionais e comunidade em eventos científicos.
3. Disseminar o conhecimento científico em eventos científicos da investigação realizada bem como dos resultados com implicações na prática da promoção da saúde mental, qualidade de vida e igualdade de gênero nos diferentes contextos onde as crianças e os adolescentes estão inseridos.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

Os membros da equipa do projeto participarão em eventos científicos nacionais e internacionais para a divulgação e partilha do conhecimento científico. Os eventos deverão ser selecionados dando preferência aos que possuem publicação referenciada / indexada na Scopus, Scielo, Medline/PubMed entre outras, para que a produção científica divulgada tenha
um maior e melhor acesso a estes artigos que permitirão o desenvolvimento de novos estudos e uma comparação de resultados com benefícios para a intervenção na população alvo.
A equipa deve conhecer os eventos nacionais e internacionais que serão realizados na área da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes. A participação em eventos loco regionais permite comunicar os resultados inerentes à realidade regional para que, juntamente com os parceiros, se possam implementar medidas preventivas e intervir nas
alterações/perturbações mais prevalentes nesta região. A identificação dos fatores de risco a nível local e regional constituirão um ponto de partida para intervenções direcionadas e assertivas no âmbito da promoção da saúde mental e qualidade de vida. A nível nacional, a participação em científicos bem como a partilha de conhecimentos e evidências científicas possibilitarão uma colaboração ativa em grupos de trabalho com intervenção direcionada para a promoção de políticas de saúde, na área da saúde mental e qualidade de vida. A participação a nível internacional é um aspeto crucial na disseminação e internacionalização do conhecimento produzido ao longo do desenvolvimento das várias etapas do projeto.
Procura ainda desenvolver e consolidar parcerias com instituições de saúde e educação internacionais, permitindo através dos programas de mobilidade o conhecimento in loco da realidade de cada local, região e país. As comunicações em eventos científicos devem demonstrar o impacto que as intervenções realizadas ao longo do projeto têm na saúde individual e na saúde pública.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.Apresentação de comunicações livres ou posteres

Articulação com as outras actividades

A participação, com comunicações científicas, em eventos loco regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados do projeto articula-se entre outras com a atividade A1, A2, A3, A6, D1, E1, E2.

Papel de cada instituição na atividade

A Participação, com comunicações científicas, em eventos loco regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados do projeto será da responsabilidade da ESSV.