Atividade N.º 03 | Monitorização das necessidades de formação na área da promoção da saúde mental e qualidade de vida, em profissionais de saúde, educação e segurança

Responsável Interno pela Coordenação
Madalena Cunha
Equipa
Carlos Pereira, Ana Andrade, António Madureira, Carlos Albuquerque, Ernestina Silva, João Duarte, Madalena Cunha, Paula Nelas, Susana André, Isabel Neves, Maria Santos

Objetivos

1. Identificar as necessidades de treinamento em saúde mental e promoção da qualidade de vida, entre os profissionais de saúde, educação e segurança.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

O trabalho de campo será realizado para colher dados do público-alvo que permita a avaliação diagnóstica dos conhecimentos dos profissionais de saúde, educação e segurança em relação à promoção de cuidados de saúde mentais e qualidade de vida que lhes permita entender essa realidade e isso lhes de o conhecimento de que precisavam para agir. Usaremos alguns instrumentos aplicados do Programa Nacional de Saúde Escolar (2015), nomeadamente “Avaliação dos riscos do ambiente escolar para a saúde” e “Instrumento de avaliação rápida da Promoção e Educação para a Saúde na Escola” e construir e validar instrumentos mais específicos de avaliação das competências na população-alvo.
Após revisão da literatura sobre promoção da saúde mental e qualidade de vida na infância e adolescência, a equipa identificou como dimensões que constituirão o instrumento:
– Conhecimentos no âmbito da saúde mental: Promoção do desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes; Consumos nocivos para a saúde e dependências; Distúrbios do comportamento alimentar; Problemas de Sono;
– Atitudes: Relações interpessoais; Dificuldades comportamentais e emocionais (Tristeza e depressão, hiperactividade, agressividade, violência, ideação suicida, alterações do humor, imagem corporal, afetos, sexualidade).
-Qualidade de vida relacionada com a saúde;
– Cidadania inclusiva e Igualdade de Género.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1. Diagnóstico situacional real da comunidade educativa da NUTTS II suportado na análise dos resultados estatísticos provenientes da colheita de dados em campo.
2. Instrumentos de avaliação construídos e validados pela equipa para a população portuguesa (profissionais da saúde, educação e segurança da comunidade educativa), com estudo das qualidades psicométricas com avaliação da sua fiabilidade e validade e análise fatorial exploratória e confirmatória.
3. Artigos, comunicações livres/pósteres em revistas nacionais e internacionais para divulgação dos resultados.

Articulação com as outras actividades

Esta atividade articula-se, entre outras, com A4,A5,A6, B1, B2,B3, B4,B5,C1,C2, D2,D3, E1,E2,E3,E4,F1.

Papel de cada instituição na atividade

A monitorização e avaliação das necessidades de formação em promoção de saúde mental e qualidade de vida serão realizadas pela equipa do projecto da ESSV.