Manual EducaMente

A edição do manual EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes, constitui um indicador central do Projeto Monitorização e Avaliação dos Indicadores de Saúde Mental das crianças e adolescentes: da investigação à prática MaiSaudeMental com a Referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, financiado no âmbito do Programa Portugal 2020, a decorrer na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Neste âmbito a publicação do EducaMente visa aportar evidências orientadoras da prática profissional dos Agentes intervenientes na ação educativa nas vertentes escolar, saúde e da segurança. Fazer convergir num único livro contributos científicos atuais para estes três públicos-alvo é hoje um grande desafio.
As temáticas centrais são abordadas numa visão preventiva de caráter prático, com foco nas premissas da neuro educação promotoras do desenvolvimento psicossocial saudável das crianças e adolescentes.
É um tema muito atraente e atual para todos aqueles que ensinam, com relevância para os professores, mas também muito interessante para os enfermeiros e restantes intervenientes na comunidade educativa como é caso dos psicólogos, agentes de segurança da equipa escola segura e assistentes operacionais educativos.
A estruturação do livro integra a apresentação de evidências em três áreas de interesse diverso, mas convergente e está ancorado nos resultados da investigação científica desenvolvida com foco nas crianças e adolescentes, nos professores, enfermeiros e agentes da segurança da equipa escola segura.