Atividade N.º 08 | Realização de sessões formativas estruturadas em promoção da saúde mental e qualidade de vida.

Responsável Interno pela Coordenação
Carla Cruz
Equipa
Carlos Pereira, Ana Andrade, Amadeu Gonçalves, Carla Cruz, Cláudia Chaves, Lídia Cabral, Manuela Ferreira, Graça Aparício, Isabel Bica, Odete Amaral, Olivério Ribeiro, Sofia Campos

Objetivos

1. Apoiar a função educativa na escola levando os professores e assistentes operacionais a dar continuidade às recomendações promotoras da saúde mental e da qualidade de vida apoiantes da igualdade de género.
2. Intervir nos processos de aprendizagem de comportamentos promotores de saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
3. Sensibilizar os encarregados de educação para a importância da detecção precoce de comportamentos de risco e adoção de comportamentos promotores de saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

Estruturação e implementação de 25 Sessões formativas em promoção da saúde mental, qualidade de vida e igualdade de género para professores, assistentes operacionais, polícias integrados nas Equipas da Escola Segura e profissionais de saúde integrados nas Equipas de Saúde Escolar
Acções de sensibilização, debate e outras estratégias de trabalho com os encarregados de educação sobre a importância dos comportamentos promotores de saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
A formação deve abordar o auto-conhecimento, as atitudes, a comunicação e os comportamentos de risco das crianças e adolescentes, nomeadamente: prevenção de sintomatologia depressiva e comportamentos da esfera suicidária e dos comportamentos aditivos e dependências e qualidade do sono na criança em idade escolar. Deve também incluir as orientações nacionais e internacionais referentes a cada temática.
As sessões formativas terão um número mínimo de 20 e um máximo de 30 formandos, sendo 25 docentes, 5 outros profissionais.
Proceder-se-á à avaliação do impacto da formação junto dos professores e assistentes operacionais em termos de mudança de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de comportamentos promotores de saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Serão recolhidos testemunhos junto das crianças e adolescentes sobre as atitudes dos professores assistentes operacionais ao lidarem com os problemas das crianças e adolescentes.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1. Melhorar os conhecimentos e capacidades de intervenção em 95% dos professores, assistentes operacionais, polícias integrados nas Equipas da Escola Segura e profissionais de saúde integrados nas Equipas de Saúde Escolar
2. Eliminar o preconceito / estigma relativo à doença mental em 100% dos elementos do publico-alvo

Articulação com as outras actividades

As sessões formativas articulam-se, entre outras, com a actividade A2, A3, A4, B3 e B4

Papel de cada instituição na atividade

A realização das sessões formativas será assegurada em conjunto pela ESSV, co-promotores e entidades de suporte.