Atividade N.º 16 | Criação de sistema de sinalização e referenciação HELP@ME, com base em aplicativos móveis, de apoio à promoção da saúde mental e qualidade de vida.

Responsável Interno pela Coordenação
Carlos Albuquerque
Equipa
Carlos Pereira, Carlos Albuquerque, Ruben Carvalho, Noel Lopes

Objetivos

1.Identificar situações de risco em saúde mental em crianças, adolescentes e famílias.
2. Criar uma Rede de sinalização e referenciação de apoio à promoção da saúde mental e qualidade de vida em grupos mais vulneráveis.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

Promoção de mecanismos de identificação de risco em saúde mental em crianças, adolescentes e famílias numa perspetiva de compreensão e de elaboração de intervenções no sentido do enfrentamento das situações. Para isso serão criados/adaptados instrumentos de avaliação do risco em saúde mental e qualidade de vida que tenham em conta fatores biológicos, (anomalias do sistema nervoso central, desnutrição e lesões), fatores genéticos (história familiar de depressão, esquizofrenia…) fatores psicossociais, (disfunções na vida familiar, discórdia conjugal, psicopatologia materna, criminalidade, laços afetivos débeis e eventos de vida estressantes) e fatores ambientais.
Sensibilização dos profissionais de saúde, educação e segurança para a sinalização e referenciação desse risco articuladamente com a construção e implementação das intervenções formativas. Criação de uma rede de sinalização e referenciação que congregue e articule Serviços de Saúde (hospitais e centros de saúde),ESSV, IPSS,s, Gabinetes de apoia á Saúde das escolas, e Forças de Segurança Publica. Subsequentemente, criação (em articulação com departamento de informática) de programas com base em aplicativos móveis, no sentido
de obter, de forma eficaz, maiores ganhos em saúde, através da promoção de contextos escolares favoráveis à adoção de estilos de vida mais saudáveis e à melhoria do nível de literacia para a saúde da comunidade educativa.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.Sistema de sinalização e referenciação com base em aplicativos móveis de apoio à promoção da saúde mental e qualidade de vida em grupos mais vulneráveis (e.g: crianças e adolescentes filhos de pais desempregados, com baixo nível socioeconómico e outras vulnerabilidades).

Articulação com as outras actividades

O sistema de sinalização e referenciação, com base em aplicativos móveis, articula-se entre outras com a atividade B4, D1 e D3.

Papel de cada instituição na atividade

A criação dos aplicativos móveis será assegurada pela ESSV, e a referenciação realizada pelos co-promotores e entidades de suporte.