Atividade N.º 22 | Constituição e funcionamento de uma comissão de consultadoria em saúde mental, tendo por base as diretrizes europeias e nacionais de promoção da saúde mental na comunidade educativa, garantindo a igualdade de acesso à informação/formação por sexo e grupos profissionais.

Responsável Interno pela Coordenação
Lídia Cabral
Equipa
Carlos Pereira, Amadeu Gonçalves, Carla Cruz, Carlos Albuquerque, João Duarte, Lídia Cabral, Madalena Cunha

Objetivos

1.Promover em regime de consultadoria a saúde mental na comunidade educativa, garantindo a igualdade de acesso à informação/formação por sexo e grupos profissionais.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo consegue identificar as suas competências, pode lidar com os eventos de tensão da sua vida, trabalha com produtividade e atinge resultados e é capaz de contribuir para a sua sociedade.
A escola constitui um excelente local para uma abordagem sistémica e compreensiva da promoção da saúde. A colaboração ativa entre alunos, pessoal docente e não docente e a restante comunidade educativa é essencial para que se atinjam metas de excelência nesta área. Para isso é necessário o estabelecimento de redes que privilegiem os serviços locais de saúde mental e, eventualmente, outras áreas, nomeadamente, a segurança social, a educação, as autarquias e as associações que existem na comunidade.
Na base deste modelo organizacional, deverão existir respostas no âmbito da promoção da saúde mental e da qualidade de vida, com envolvimento multidisciplinar sempre que necessário. Neste sentido, a criação de uma equipa permanente que funcione como uma Comissão de consultadoria que possa identificar grupos de risco, propor planos de intervenção adequados a cada situação, servir como repositório de informação com base nas evidências científicas, é premente no sentido de assegurar uma intervenção precoce na promoção da saúde
mental e no incremento da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
É mais um recurso que a comunidade oferece às escolas nela integradas, congregando desta forma a informação e respostas que muitas vezes estão dispersas e setorizadas.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.Comissão de Consultadoria em Saúde Mental e Qualidade de Vida

Articulação com as outras actividades

A Atividade Comissão de Consultadoria em Saúde Mental e Qualidade de Vida articula-se com a atividade B2,B4,B5,D1,D2,E1,F1.

Papel de cada instituição na atividade

A constituição e funcionamento da Comissão de consultadoria é da responsabilidade da equipa do projeto da ESSV em parceria com entidades de suporte (referenciação de casos  complexos para encaminhamento e intervenção especializada).