Atividade N.º 11 | Realização de conferências, workshops e seminários nos dias mundiais da saúde, da criança e da saúde mental, envolvendo a tríade – profissionais, crianças/adolescentes e pais/comunidade.
Responsável Interno pela Coordenação
Paula Nelas
Equipa
Carlos Pereira, Ana Andrade, Amadeu Gonçalves, António Madureira, Carla Cruz, Carlos Albuquerque, Cláudia Chaves, Daniel Silva, Emília Coutinho, Ernestina Silva, João Duarte, José Costa, Lídia Cabral, Manuela
Ferreira, Conceição Martins, Graça Aparício, Isabel Bica, Madalena Cunha, Odete Amaral, Olivério Ribeiro, Paula Nelas, Rosa Martins, Susana André, Jorge Trujillo, Ruben Carvalho
Objetivos
1. Organizar Conferências de promoção da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes favorecedoras da igualdade de género
2. Realizar Seminários para divulgação de práticas uniformizadas de promoção da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.
3. Implementar Workshops para as crianças e adolescentes, favorecedores dos processos de aprendizagem de comportamentos promotores de saúde mental e qualidade de vida
4. Implementar Workshops com bancas teórico-práticas para apoiar a função educativa, levando os profissionais a dar continuidade às recomendações promotoras da saúde mental e qualidade de vida na escola.
Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização
O foco prioritário das ações será a promoção da saúde mental e qualidade de vida em ambientes inclusivos e favoráveis à igualdade de gênero.
Realização de 4 conferências com a duração de 8 horas, constituídas por 3 painéis: 1 científico; 1 de partilha de experiência; 1 com testemunhos. Envolverão a participação ativa da tríade, público-alvo profissionais da educação, saúde e segurança, crianças/adolescentes e pais, comunidade e estudantes da ESSV. Prevê-se uma metodologia ativa com: Partilha de experiência na implementação de ações/projetos de promoção da saúde mental; Demonstração de boas práticas na promoção da saúde mental e qualidade de vida em crianças e jovens.
As Conferências do dia mundial da criança incluirão temas relacionados com a criança/adolescentes e o seu contexto, tais como: Agressividade em meio escolar, violência no namoro e igualdade de gênero; afetividade na vida da criança e do adolescente; As Conferências do dia mundial da saúde mental terão como foco: Prevenção de sintomatologia depressiva,
comportamentos suicidários e autolesivos; comportamentos aditivos e dependências e qualidade do sono nas crianças e adolescentes.
Realização de um seminário de 8 horas, em promoção da saúde mental, qualidade de vida e igualdade de gênero para o público-alvo. O seminário incluirá 3 painéis de especialistas nas áreas: saúde mental da criança e adolescentes, igualdade de gênero e neuroeducação.
Os 4 workshops serão de curta duração, 2 a 4 horas. Para a sua realização prevê-se metodologias dinâmicas e participativas como atividades de grupo, análise de casos, discussão de estratégias e programas de ação para o controle do sono, do ambiente emocional, social e familiar, bem como programas de psicologia educacional.
Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes
4 Conferências, 4 Workshops e 1 Seminário.
Articulação com as outras actividades
As Conferências, Simpósios e Workshops articulam-se com as atividades A1, A2, A3, A6, B5, C1, D1, D2, D3, E1, E4
Papel de cada instituição na atividade
A realização das conferências, workshops e seminários será assegurada em conjunto pela ESSV, co-promotores e entidades de suporte.