Atividade N.º 04 | Avaliação dos conhecimentos e atitudes, no âmbito da promoção da saúde mental e qualidade de vida, em profissionais de saúde, educação e segurança, que lidam com crianças e adolescentes na escola, antes e após a intervenção formativa.
Responsável Interno pela Coordenação
Amadeu Gonçalves
Equipa
Carlos Pereira, Amadeu Gonçalves, Daniel Silva, Lidia Cabral, Conceição Martins, Graça Aparício, Madalena Cunha, Odete Amaral, Sofia Campos
Objetivos
1. Avaliar o conhecimento e as atitudes dos profissionais de saúde, educação e segurança que lidam com crianças e adolescentes na escola antes e após a intervenção formativa.
Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização
A avaliação diagnóstica dos conhecimentos e atitudes dos profissionais da saúde, educação e segurança no âmbito da promoção da saúde mental e qualidade de vida vai ser efetuada com analise estatística dos resultados obtidos pelos instrumentos aplicados do Programa Nacional de Saúde Escolar (2015), nomeadamente “Avaliação dos riscos do ambiente escolar para a saúde” e “Instrumento de avaliação rápida da Promoção e Educação para a Saúde na Escola” e construir e validar instrumentos mais específicos de avaliação das competências na população-alvo do qual resultarão modelos baseados nos resultados das equações estruturais.
Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes
1. Diagnóstico situacional real dos conhecimentos e atitudes dos profissionais de saúde, educação e segurança que trabalham com crianças e adolescentes na escola antes e após a intervenção formativa.
2. Artigos, comunicações livres/pósteres em revistas nacionais e internacionais para divulgação dos resultados.
3. Um modelo de equação estrutural em que se prevê relação entre variáveis de contexto escolar e sociodemográficas e os conhecimentos e atitudes dos profissionais de saúde, educação e segurança que trabalham com crianças e adolescentes na escola.
4. Capacitar 95% dos profissionais para a promoção da saúde mental e qualidade de vida.
Articulação com as outras actividades
Esta atividade articula-se, entre outras, com A2, A4 e A5.
Papel de cada instituição na atividade
A avaliação dos conhecimentos e atitudes serão realizadas pela equipa do projeto da ESSV junto das Instituições co-promotoras, especificamente ACES e Agrupamentos de escolas