Atividade N.º 05 | Construção de um programa de intervenção formativa ProMenteSã para promoção da saúde mental e qualidade de vida com vista a melhorar a literacia para a saúde e as boas práticas dos grupos alvo
Responsável Interno pela Coordenação
Odete Amaral
Equipa
Carlos Pereira, Amadeu Gonçalves, Daniel Silva, Lídia Cabral, Conceição Martins, Graça Aparício, Madalena Cunha, Odete Amaral, Sofia Campos
Objetivos
1. Construir um programa de intervenção formativa ProMenteSã para promoção da saúde mental e qualidade de vida
Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização
A construção do programa de intervenção formativa visa delinear um conjunto de ações concertadas com vista a dotar a comunidade educativa de talentos e competências, capazes de promover a saúde em meio escolar e consequentemente minorar a vulnerabilidade em saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Assente nos princípios da educação para a saúde, (EPS) e numa metodologia de trabalho por projeto, terá como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, desenvolve processos de ensino e aprendizagem que melhoram os resultados académicos e contribui para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa.
A metodologia implementada no projecto assenta na perspetiva ecológica de Bronfenbrenner (1979) de intervenção comunitária (impacto do ambiente no desenvolvimento positivo e efectivo do ser humano), com recurso a metodologias interactivas e reflexivas e treino de competências relacionais e de controlo emocional, imprimindo um caráter didático, mas também lúdico, de modo a levar o público-alvo a refletir sobre as suas condutas e a repensar as suas intervenções em prol da saúde mental, qualidade de vida e igualdade de género em crianças e adolescentes.
Será operacionalizado através da realização de uma investigação-acção que irá desenvolver-se nas escolas em três fases. Na primeira, será efectuado o diagnóstico da situação para identificar as vulnerabilidades associadas à saúde mental das crianças e adolescentes, descritas na atividade 2-A1 e 3-A2, pela aplicação de um protocolo de questionários a construir e validar. Na segunda fase, serão desenvolvidas sessões formativas estruturadas de educação em saúde nos cuidados de saúde primários e nas escolas, dirigidos aos profissionais da saúde, edução e segurança, que estejam em contacto e que trabalhem com crianças e adolescentes e tendo por base as necessidades diagnosticadas. Na terceira fase, será novamente aplicados instrumentos de medida para avaliar a eficácia do programa de intervenção.
Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes
1. Programa de intervenção formativa ProMenteSã
Articulação com as outras actividades
O programa de intervenção formativa articula-se, entre outras, com a actividade A1, A2, A3
Papel de cada instituição na atividade
A construção do programa de intervenção formativa ProMenteSã será da responsabilidade da equipa do projeto da ESSV.