Atividade N.º 01 | Revisão de Literatura Científica
Responsável Interno pela Coordenação
José Costa
Equipa
Carlos Pereira, Carla Cruz, Emília Coutinho, José Costa, Manuela Ferreira, Isabel Bica, Olivério Ribeiro, Susana André, Jorge Trujillo
Objetivos
1. Suportar a implementação do MAISaúdeMental na melhor evidência científica e graus de recomendação
Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização
A Implementação do MAISaúdeMental terá início com reuniões para congregar estratégias consertadas entre toda a Equipa do projeto, co-promotores e entidades de suporte com o objetivo de tomar conhecimento das necessidades subjacentes à problemática da saúde mental e qualidade de vida oriundas dos contextos da pratica do público-alvo (crianças /adolescentes , profissionais da saúde, educação e segurança), elencar as prioridades de ação e permitir um primeiro contacto formal com os membros da equipa afetos ao projeto no sentido do estabelecimento de estratégias de intervenção.
Serão analisados e discutidos os pormenores envolvidos no referido projeto, com a intenção de se ajustar um planeamento de intervenções mais apropriadas a cada um dos membros e parceiros. Os contributos individuais serão analisados pela equipa que identificará as áreas de intervenção onde cada membro tem mais competência para a desenvolver. Esta tarefa também permitirá calendarizar os marcos de pesquisa; agendar reuniões de trabalho; discutir o perfil dos membros da equipa a contratar durante o período do projecto; discutir regras e normas de trabalho em grupo e analisar procedimentos logísticos.
Esta acção servirá para a equipa do projeto elaborar “uma guideline de pesquisa” que conduzirá para as potenciais interrogações e construção teórica nos domínios do projeto. Neste contexto, será planeada e concretizada uma revisão da literatura sobre a promoção da saúde mental e qualidade de vida nas crianças e adolescentes. Cada membro desenvolverá o seu plano de pesquisa (preferencialmente em bases de dados internacionais) com o principal objectivo de compilar os últimos estudos no domínio em análise, assim como, as teorias, modelos e programas de promoção da saúde mental; estudos de caso e directrizes de organizações mundiais na área da saúde mental e qualidade de vida.
Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes
Pesquisa de modelos de promoção da saúde mental e qualidade de vida em crianças e adolescentes.
Levantamento de Dados Epidemiológicos de saúde mental e qualidade de vida em crianças e adolescentes.
Articulação com as outras actividades
Fruto desta pesquisa, é esperada a construção de um marco teórico actualizado que espelhe as últimas evidências e recomendações que norteiem o desenvolvimento e implementação das sessões de formação ao nível regional (NUT II) para profissionais que estejam em contacto e que trabalham com crianças e adolescentes; construção do programa de intervenção formativo – A4; cursos de formação – B2; concepção do curso de perito em Promoção de Saúde Mental – B3; manual de formação em promoção de saúde mental e qualidade de vida – C2; construção do Web Site – D1; criação de uma Linha de Investigação Especializada em Promoção da Saúde Mental e Qualidade de Vida – E1.
Papel de cada instituição na atividade
A Revisão da Literatura Científica será realizada pela ESSV.