Atividade N.º 14 | Elaboração de um Manual EducaMente em promoção da saúde mental e qualidade de vida de acordo com os contextos multiculturais presentes na comunidade escolar da região centro de Portugal

Responsável Interno pela Coordenação
Emília Coutinho
Equipa
Carlos Pereira, Carla Cruz, Emília Coutinho, Madalena Cunha, Odete Amaral, Paula Nelas, Sofia Campos, Jorge Trujillo, Nuno Gil

Objetivos

1.Definir recomendações baseadas em evidências sobre boas práticas uniformizadas de promoção da saúde
mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

O Pacto Europeu para a Saúde Mental e o Bem-estar convida políticos, parceiros sociais e a academia científica, a agir na educação saúde mental, qualidade de vida e igualdade de género, das crianças e adolescentes através de medidas como o desenvolvimento de mecanismos de deteção precoce de situações de risco no contexto educativo; promoção da formação em saúde para os profissionais da educação. No entanto, aplicar estas recomendações carece de orientações baseadas em evidências/graus de recomendação e linhas orientadoras que tornem as intervenções formativas viáveis e eficazes. A elaboração do ManualEducaMente em promoção da saúde mental e qualidade de vida, para professores e profissionais de saúde que trabalham com crianças e adolescentes justifica-se pela necessidade de: — definir e divulgar recomendações baseadas em evidências, sobre as ações mais eficazes na resposta aos temas
prioritários em promoção de saúde mental e qualidade de vida;
– definir intervenções formativas estruturadas, por áreas temáticas, que promovam a saúde mental e qualidade de vida;
– avaliar intervenções e necessidades de referenciação de casos de risco de saúde mental e qualidade de vida;
– dar respostas fundamentadas às dúvidas dos professores e profissionais de saúde diretamente envolvidos na formação de grupos vulneráveis e ajudá-los a desenvolver intervenções e práticas promotoras de saúde mental e qualidade de vida;
– intervir eficazmente no processo de aprendizagem de competências e hábitos de vida favorecedores da saúde mental e qualidade de vida ao longo da vida;
– definir estratégias que permitem dar continuidade a estas recomendações no âmbito da promoção de saúde mental e qualidade de vida em contexto escolar;
– apoiar a função dos professores e profissionais de saúde diretamente envolvidos com crianças e adolescentes, definindo estratégias, que permitam construir uma perceção de autoeficácia e de competência efetiva.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.Manual EducaMente em Promoção da Saúde Mental e Qualidade de vida. Pretende-se que os profissionais envolvidos na comunidade educativa tenham acesso ao manual, que através de orientações técnicas vá de encontro às suas necessidades e guiem a intervenção formativa em função do grupo etário (criança ou adolescente), com ganhos em saúde mental e qualidade de vida.

Articulação com as outras actividades

A edição do Manual articula-se com a atividade C1, D1, D3, E1, F1.

Papel de cada instituição na atividade

A edição do Manual é da responsabilidade da equipa da ESSV.