Atividade N.º 13 | Desenvolvimento de Guidelines para a promoção da saúde mental com base na European Network for the Promotion of Mental Health and Prevention of Mental Disorders.

Responsável Interno pela Coordenação
Sofia Campos

Equipa
Carlos Pereira, Manuela Ferreira, Madalena Cunha, Rosa Martins, Sofia Campos, Jorge Trujillo, Nuno Gil

Objetivos

1.Elaborar Recomendações e orientações prescritivas de apoio às boas práticas em promoção da saúde mental.

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

A saúde mental positiva é um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade. Partindo deste pressuposto as guidelines irão ser dirigidas ao público-alvo: a escola, criança/adolescente, família, ambiente e para a sua construção o projeto MAISaúdeMental pretende realizar uma vasta revisão das atuais recomendações nacionais e internacionais que fundamentem linhas orientadoras nas áreas consideradas
relevantes, e que dão resposta aos principais problemas escolares e sociais das crianças/jovens, já identificados, tais como: agressividade, dificuldades de aprendizagem, baixa tolerância à frustração, dificuldade de controlo de impulsos, medos, desinteresse pela escola, agitação, dificuldade nos relacionamentos sociais e familiares, rebeldia, desobediência, inibição social, problemas de sono, comportamentos aditivos e comportamentos característicos de depressão e tentativas de suicídio. Estas áreas de investimento devem considerar as diferenças
de género, visto que a literatura aponta para uma tendência para comportamentos de maior externalização por parte do sexo masculino, marcados por maior número de conflitos com o meio ambiente, e de internacionalização no sexo oposto, mais relacionados com distúrbios pessoais. Partindo da escolha dos eixos, o grupo de investigação define uma linha de acção que terá em atenção os benefícios e riscos a serem incluídos nos resultados, que decorrerão de recomendações apontadas na evidência científica, das necessidades de formação do grupo alvo e das relações causais resultantes da análise dos conhecimentos e atitudes dos atores educativos neste âmbito.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.As recomendações expressas nas guidelines serão construídas numa linguagem baseada na psicologia positiva e darão suporte à identificação dos problemas em saúde mental e qualidade de vida e respectivo acompanhamento ou referenciação. A sua estrutura dinâmica e sequencial, apresenta um fluxograma de decisão e referenciação que servirá de ponte entre a evidência científica e as boas práticas de promoção da saúde mental na escola.

Articulação com as outras actividades

A construção das guidelines será articulada com as atividades A1; A2; A3; B2; B3; C2;

Papel de cada instituição na atividade

A construção das guidelines será da responsabilidade da equipa do projecto da ESSV e dos especialistas de mérito indicados pelo co-promotor ACES.