Atividade N.º 02 | Monitorização e avaliação da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes
Responsável Interno pela Coordenação
Ernestina Silva
Equipa
Carlos Pereira, Ana Andrade, António Madureira, Carlos Albuquerque, Ernestina Silva, João Duarte, Madalena Cunha, Paula Nelas, Susana André, Jorge Trujillo, Isabel Neves, Maria Santos
Objetivos
1. Caracterizar o nível de saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes
2. Identificar fatores de risco e de proteção da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes em contexto escolar
Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização
O diagnóstico de situação do estado de saúde mental e nível qualidade de vida das crianças e adolescentes da amostra visa dar suporte real ao planeamento das acções do projecto MAISaudeMental.
Este diagnóstico permitirá reconhecer as necessidades em saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes, visando uma intervenção o mais precoce possível, no sentido de minimizar a gravidade dos fatores de risco, bem como contribuir para a sua promoção sustentando o desenvolvimento sadio no ciclo vital, entre outros, através de: estimulação da autoconfiança e do coping positivo, da melhoria do seu desempenho na escola e na vida social.
Pretende-se construir e validar instrumentos de medida que avaliem de forma específica a saúde mental e qualidade de vida em crianças e adolescentes.
Aplicar-se-ão ainda instrumentos de avaliação da saúde mental e qualidade de vida das crianças e adolescentes, já utilizados em estudos nacionais e internacionais, nomeadamente “Instrumentos KIDSCREEN-52© – VERSÃO PORTUGUESA (KIDSCREEN-52 Crianças e Adolescentes) ou KIDSCREEN-10 – Questionário de Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde para crianças e adolescentes (KIDSCREEN Group, 2004; versão portuguesa: Gaspar & Matos, 2008); Questionário de Capacidades e Dificuldades – Strengths and Difficulties Questionnaire [SDQ] (Goodman, 1997; versão portuguesa: Loureiro, Fonseca, & Gaspar), que avaliam a qualidade de vida, aspetos emocionais, comportamentais e sociais.
Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes
1. Diagnóstico situacional real do estado de saúde mental e nível de qualidade de vida das crianças e adolescentes da NUTS II suportado na análise dos resultados estatísticos provenientes da colheita de dados em campo.
2. Instrumentos de avaliação construídos e validados pela equipa para a população portuguesa (crianças e adolescentes), sendo feito a avaliação das qualidades psicométricas com a análise fatorial exploratória e confirmatória bem como o estudo da sua fiabilidade e validade.
3. Artigos, comunicações livres/pósteres em revistas nacionais e internacionais para divulgação dos resultados.
Articulação com as outras actividades
Esta atividade articula-se, entre outras, com A4,A5,A6, B1, B2,B3, B4,B5,C1,C2,D1,D2,D3,E1,E2,E3,E4,F1.
Papel de cada instituição na atividade
A monitorização e avaliação da saúde mental e qualidade de vida serão realizadas pela equipa do projecto da ESSV.