Resumo

Enquadramento: O insucesso académico, o abandono e a desmotivação de muitos estudantes é preocupante para as famílias, para as instituições de ensino superior e para o País. O insucesso é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino superior, pela falta de métodos de estudo e pela complexidade de contextos e ambientes emocionais vivenciados pelos estudantes.
Nesta fase da sua vida, os estudantes são confrontados com novas tarefas, desafios e um acréscimo de responsabilidades, mas também de oportunidades de desenvolvimento de projetos pessoais e académicos. Estes novos projetos podem, no entanto, ser motivo de frustração e desmotivação. Os estudantes podem não ter as competências emocionais e cognitivas necessárias à integração nesse contexto, podendo ter impacto negativo na sua adaptação e no sucesso académico, levando-os ao abandono do ensino superior.
Objectivo: O objectivo geral do estudo é o de diagnosticar e sistematizar os dados relativos ao abandono e insucesso académico no Instituto Politécnico de Viseu, nos seus diferentes domínios científicos. Como objetivos específicos pretendemos:

  • identificar fatores preditores do sucesso e performance académica no Ensino Superior;
  • identificar eventuais padrões de insucesso e abandono nos domínios estudados;
  • analisar determinantes das competências emocionais dos estudantes e a sua relação com o sucesso académico;
  • identificar os eventuais fatores que podem influenciar a decisão de abandono do ensino superior e, por fim,
  • identificar as prioridades de intervenção de natureza preventiva e sugerir linhas de ação promotoras do sucesso.
Tipo de estudo: Estudo não experimental, analítico e correlacional, de corte transversal, em que serão desenvolvidas e validadas escalas, tais como,

  • a Escala Performance de Aprendizagem, adaptada de (Young et al., 2003);
  • a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES), adaptada de (Ambiel, 2015);
  • a Escala de Inteligência Emocional (ESCQ) (Faria, Lima Santos, 2005) e
  • o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r), de (Almeida, Soares & Ferreira, 2002).

Recorrendo à análise fatorial confirmatória, serão desenvolvidos modelos de explicação causal através das equações estruturais, com recurso ao programa Lisrel.

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