Cuidados de saúde a gestantes imigrantes e portuguesas em Portugal
Emília de Carvalho Coutinho; Alcione Leite da Silva; Carlos Manuel Figueiredo Pereira; Alexandra Isabel Almeida; Paula Alexandra Batista Nelas; Vitória Barros Castro Parreira; Maria Odete Amaral
Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer os cuidados de saúde recebidos e as barreiras enfrentadas por gestantes imigrantes e portuguesas, em Portugal. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com aplicação de entrevistas emiestruturada a 60 mulheres imigrantes e 22 portuguesas. Foi utilizada a análise de conteúdo apoiada pelo programa QSR Nvivo10. O estudo foi aprovado por uma Comissão de Ética. Os resultados apontaram quatro categorias relacionadas às dimensões afetivo-relacional, cognitiva, técnico-instrumental e política do cuidado de saúde à gestante. Já as barreiras nos cuidados de saúde foram mencionadas por algumas gestantes, com destaque para as imigrantes. Na sua grande maioria, tanto as gestantes imigrantes quanto as portuguesas, encontravam-se satisfeitas com os cuidados de saúde.
Descritores: Gestação, Cuidados de saúde, Sistema de saúde português
Artigo Original Publicado em: Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2014.
Como citar: Coutinho E, Silva AL, Pereira C, Almeida AL, Nelas P, Parreira VBC, Amaral O. Cuidados de saúde a gestantes imigrantes e portuguesas em Portugal. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014;48(Esp2):09-16.