prefácio
Este prefácio não tem intenção literária nem científica, apenas uma pequena reflexão sobre o percurso de um colega, amigo, presidente da Escola Superior de Saúde de Viseu com quem partilhei três décadas de profissão. Sempre teve uma grande visão académica e uma indómita vontade de aprender e evoluir cientificamente. Trabalhou, estudou e trabalhou, licenciou-se, especializou-se, doutorou-se, fez provas de agregação. Foi sempre um Presidente disponível para ouvir quem lhe batia à porta. Apaziguador, afirmava vezes sem conta, “façam o amor e não o ódio”.
O saudoso Carlos Pereira foi um ser humano admirável, que gostava de ajudar as pessoas. Simples, genuíno, amigo do seu amigo, era dotado de um enorme coração. Homem de sorriso fácil, caloroso e contagiante. Com uma história de vida e inteligência admiráveis, prezava o bom ambiente, os afectos, a motivação e o sucesso. Apaixonado pelo ensino e pela “sua” Escola, dedicado à investigação e à docência deixa uma marca na comunidade académica e científica. Tinha gosto por conhecer “novos mundos”, novas culturas, aprender e divulgar o conhecimento. A compilação feita neste livro de alguns dos seus artigos é disso mesmo testemunho. Neles podemos ver o seu gosto pela epidemiologia, pela medicina dentária e pela educação para a saúde. Artigos em co-autoria, porque segundo o Carlos, não se constrói nada sozinho, e o que se constrói deve ficar ao serviço da comunidade
Nunca perderemos os seus ímpares contributos. Permanecerá para sempre bem presente na memória de todos os que tiveram o privilégio de consigo privar. As pessoas especiais nunca partem totalmente das nossas vidas. Aquelas que nos marcam de verdade têm sempre um espaço reservado nos nossos corações, e isso faz com que as carreguemos connosco eternamente.
“Só vou por onde me levam meus próprios passos”
(José Régio)
Manuela Ferreira – IPV/ESSV