Atividade N.º 10 | Realização de um Curso de Perito em Educação e Promoção da saúde mental em crianças e adolescentes e um Cursode Neuroeducação destinado a profissionais da saúde e educação

Responsável Interno pela Coordenação
Carlos Albuquerque
Equipa
Carlos Pereira, Carlos Albuquerque

Objetivos

1. Dotar os profissionais de competências pedagógicas estruturantes da didáctica promotora da saúde mental e qualidade
de vida.
2. Dotar os profissionais de competências avançadas em neuroeducação promotora da saúde mental e qualidade de vida

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

Os Cursos de Perito em educação e promoção da saúde mental e qualidade de vida e de Neuroeducação destinam-se a profissionais da saúde, educação e estudantes da ESSV, terão a duração de 25-30 horas, serão de frequência obrigatória em regime pós-laboral, e consistirão num sistema de formação contínua e trabalho do formando individual, conjugado com a análise e discussão de casos de crianças, adolescentes (contexto clínico e escolar).
Como suporte aos cursos seguir-se-ão as diretrizes preconizadas no Modelo de promoção de competências socioemocionais – The Social and Emotional Learning (Modelo SEL) (DGS, 2015) é uma área emergente com uma ampla evidência sobre aprendizagens académicas e educação para a saúde.
Os cursos terão um número mínimo de 15 e um máximo de 30 formandos, 15 professores, 10 profissionais da saúde (enfermeiros, psicólogos, médicos…) 5 estudantes de mestrado da ESSV. A conclusão dos cursos, com aproveitamento,pressupõe a emissão de certificados aos formandos.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1.Curso de Perito em Educação e Promoção da Saúde Mental e qualidade de vida em Crianças e Adolescentes.
Curso de Neuroeducação.

Articulação com as outras actividades

Os cursos articulam-se com as atividades A1, A2, A3

Papel de cada instituição na atividade

A realização dos cursos será assegurada em conjunto pela ESSV e entidades de suporte, com um corpo docente que compreenda professores doutores e peritos com experiência em áreas de atuação específicas aos conteúdos do curso.