Atividade N.º 06 | Implementação de um programa de intervenção formativa para promoção da saúde mental e qualidade de vida com vista a melhorar a literacia para a saúde e as boas práticas dos grupos alvo.

Responsável Interno pela Coordenação
Graça Aparício
Equipa
Carlos Pereira, Amadeu Gonçalves, Daniel Silva, Lídia Cabral, Conceição Martins, Graça Aparício, Madalena Cunha, Odete Amaral, Nuno Gil

Objetivos

1. Capacitar 95% dos profissionais para a promoção da saúde mental e qualidade de vida.
2. Melhorar a literacia para a saúde e as boas práticas dos actores educativos que trabalham com crianças e adolescentes

Metodologias e abordagens propostas para a sua concretização

A implementação do programa de intervenção formativa (ProMenteSã) concretiza-se pelo desenvolvimento de intervenções formativas que possibilitem minorar a vulnerabilidade em saúde mental e qualidade de vida, em crianças e adolescentes. Será operacionalizado através da realização de uma investigação-acção. A abordagem central do Programa insere-se numa perspectiva de promoção da saúde, enquanto processo que visa imponderar as pessoas/comunidades de modo a que sejam capazes de agir sobre a sua vida no sentido de a melhorar.
O grupo alvo é constituído por 3500 docentes (professores e educadores), 1450 assistentes operacionais, 42 profissionais de saúde e 50 profissionais de segurança pública. A amostra de participantes a inquirir será de 42 profissionais de saúde, 50 profissionais de segurança pública e cerca de 800 e 600 professores educadores e assistentes operacionais respectivamente. Identificadas as necessidades de formação (actividades A2), implementar-se-á um programa de intervenção formativa para a promoção da saúde mental, de modo a capacitar o grupo alvo. Para o efeito, proceder-se-á a uma pesquisa experimental de campo com dois grupos: o experimental constituído por 25% do total da população que receberá formação e o grupo controle. Tendo por base esta linha de investigação, pretendemos que a intervenção seja orientada essencialmente para a área cognitiva e neuropsicológica, o que possibilitará o desenvolvimento de competências e mudanças favoráveis nos comportamentos e atitudes em saúde mental com benefícios na qualidade de vida.
Serão abordadas temáticas no âmbito do desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes; consumos nocivos para a saúde e dependências; relações interpessoais; problemas de sono; dificuldades comportamentais e emocionais (tristeza e depressão, hiperactividade, agressividade, violência, ideação suicida, alterações do humor, imagem corporal, afetos, sexualidade) e distúrbios do comportamento alimentar.

Outputs / Resultados e modo como esses resultados são pré condições para as actividades subsequentes

1. Programa de intervenção formativa para reduzir os factores de risco e aumentar os factores de protecção em saúde mental com impacto na qualidade de vida.

Articulação com as outras actividades

A implementação do programa de formação ProMenteSã, articula-se, entre outras, com a actividade A1, A2, A3, A4, A6, B1.

Papel de cada instituição na atividade

A implementação do ProMenteSã, será assegurada em conjunto pela ESSV e entidades de suporte, integrando um elemento de cada instituição co-promotora.